terça-feira, 3 de julho de 2012

Os campos são responsáveis por importantes serviços ambientais. Abrigam alta biodiversidade, com cerca de 2,2 mil espécies vegetais.

Clima
O clima da região na Classificação de Köppen é Cfb (temperatura média no mês mais frio inferior a 18°C e temperatura média no mês mais quente inferior a 22°C, com verões brandos, geadas freqüentes e sem estação seca definida). Por suas características geográficas, com altitudes entre 1035 m (limite nordeste, através do rio Chopim) e 1356 m (no Cerro Grande, distrito da Alegria/Padre Ponciano), e sua posição (Serra do Divisor Iguaçu-Uruguai) quase frontal às passagens das frentes frias, constitui um micro-clima excepcional, com diversas variáveis climáticas, ainda pouco conhecidas/divulgadas.

Vegetação
A cobertura vegetal pertence ao domínio do bioma Mata Atlântica, predominando as formações de campos associados com manchas isoladas de floresta (capões) e florestas ripárias. Essas florestas são de diferentes tamanhos e formas (Matte, 2009) e contêm elementos da floresta ombrófila mista com a ocorrência de Araucaria angustifolia. Os dados atualmente disponíveis de levantamentos da biodiversidade dos campos sulinos e ecossistemas florestais associados são ainda pontuais e dispersos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário