terça-feira, 3 de julho de 2012

Plano de Manejo: realizada Oficina de Planejamento Participativo e pesquisas de Socioeconomia

O Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas (RVS-CP), criado em 2006, é uma categoria de Unidade de Conservação (UC) Federal de proteção integral que mantém as propriedades privadas em seu interior. Possui cerca de 16.000ha e se localiza nos municípios de Palmas e General Carneiro/PR.
O RVS-CP foi criado em função da área do Médio Rio Iguaçu ser considerada como de importância biológica EXTREMAMENTE ALTA para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica e Campos Sulinos. Um dos principais motivos para a criação desta UC foi a inserção das principais nascentes do rio Chopim e uma do rio Iratim, que possuem grande importância para a região, bem como proteger um ambiente singular extremamente frágil, formado pelos últimos remanescentes no Paraná de campos sulinos (estepe gramíneo-lenhosa) em bom estado de conservação, sob intensa pressão de uso, além de capões e florestas de galeria compostas por Floresta Ombrófila Mista (Mata de Araucárias), possuindo ainda, formações brejosas (várzeas) que abrigam espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.
A elaboração do Plano de Manejo da Unidade foi iniciada em abril de 2012 e a previsão para finalização é julho de 2013. A elaboração deste importante documento de gestão requer uma equipe multidisciplinar que, em geral, é obtida por meio da contratação de uma empresa de consultoria especializada, e neste caso a empresa responsável pelos trabalhos é a STCP Engenharia de Projetos Ltda, com vasta experiência na área ambiental e florestal.
No período de 11 a 21/06/2012 foram realizados os trabalhos do campo da Socioeconomia, sob responsabilidade do Sociólogo Dr. Airton Laufer, que além do diagnóstico, incluiu 04 (quatro) reuniões abertas: com as comunidades dos assentamentos Colina Verde e Recanto Bonito, proprietários do entorno da UC e proprietários do interior do Refúgio.
Nos dias 26 e 27/06/2012 ocorreu a Oficina de Planejamento Participativo (OPP), importante oportunidade de envolvimento da sociedade na proposição de diretrizes para a gestão do RVS-CP. Participaram desta etapa os membros do Conselho Consultivo do Refúgio e proprietários do interior do RVS-CP.
A elaboração do Plano de Manejo segue com o cumprimento de etapas estipuladas pelo ICMBio em um Termo de Referência e, resumidamente são o diagnóstico em campo da flora e fauna, elaboração de mapas de uso dos solos do Refúgio, indicação de programas que deverão ser desenvolvidos a posteriori, além de utilizar como base os dados e informações gerados na OPP para elaboração do ordenamento, zoneamento e planejamento da UC.
Vale ressaltar que o Conselho Consultivo do RVS-CP, com representantes dos proprietários, projetos de assentamento, sociedade civil e instituições governamentais,  participará da análise dos principais capítulos e produtos do Plano de Manejo antes de sua publicação.

Um comentário:

  1. Muito bom ver as coisas saindo do papel.
    O Plano de Manejo do RVS Campos de Palmas é um sonho que se concretiza.
    Parabéns!
    Rodrigo Filipak Torres

    ResponderExcluir