terça-feira, 6 de março de 2018

Reunião de Planejamento

Foi realizada no dia 27 de fevereiro de 2018 uma reunião na sede administrativa do Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas com a presença da equipe da UC e pesquisadores participantes do projeto de pesquisa científica que será coordenado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Francisco Beltrão, por meio do pesquisador e professor Dr. Rodrigo Lingnau do Departamento Acadêmico de Química e Biologia.

Esta pesquisa de título Integridade ambiental do Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas: Suas Águas e Seus Anfíbios Associados, será iniciada neste ano e terá duração até 2020 e possui como instituições colaboradoras a Universidade Federal do Pampa e a Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo geral da pesquisa é contribuir significativamente para a caracterização e conservação da integridade ambiental dos recursos hídricos e anfíbios associados no Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas e seu entorno.

No período da manhã, Rodrigo Lingnau apresentou o projeto da pesquisa e o chefe do Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas, Ricardo Jerozolimski, apresentou as características socioambientais da UC. Além da reunião, no período da tarde a equipe da UC levou os pesquisadores para conhecerem o Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas, para que fosse feito um reconhecimento da área onde será realizada a pesquisa.

Esta pesquisa foi uma das aprovadas na Chamada CNPq/ICMBio/FAPs nº18/2017 para pesquisa em Unidades de Conservação da Caatinga e Mata Atlântica.
O objetivo desta Chamada é contribuir para a implementação das estratégias de manejo, uso sustentável e conservação na Caatinga e na Mata Atlântica, com a valorização de pesquisas interdisciplinares e socioambientais sobre biodiversidade, a formação de recursos humanos e a integração de gestores das Unidades de Conservação nesses biomas e das comunidades do entorno na pesquisa e em ações de educação e divulgação do conhecimento.

Também é objetivo o fortalecimento das capacidades regionais e nacional de pesquisa interdisciplinar sobre serviços ecossistêmicos, patrimônio cultural e recursos naturais, a inclusão social e a inserção das Unidades de Conservação e seu entorno nos Biomas Caatinga e Mata Atlântica no desenvolvimento regional, incorporando a temática da biodiversidade, considerada área estratégica, tendo em vista o desenvolvimento ambientalmente sustentável.








Fotos: Ana Caroline Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário