quinta-feira, 5 de março de 2015

Laboratório natural em Campos de Palmas 

O Refugio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas (situado nos estados de Paraná e Santa Catarina) foi o laboratório natural utilizado nos dias 19 e 20 de julho por duas turmas de graduandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Fronteira Sul, Campus de Realeza.
 Coletar de invertebrados aquáticos no Rio Chopim.
No dia 19, acompanhados pela professora Berta L.P. Villagra, especialista em identificação de plantas, os alunos percorreram os capões de Floresta Ombrófila Mista e de Campos Naturais, oportunidade para colocar em prática a teoria estudada na disciplina Sistemática de Plantas Vasculares. No dia seguinte, outra turma da mesma disciplina conheceu o ecossistema de Campos Naturais para observação e coletas. Os professores Ruben Alexandre Boelter e Gilza Maria de Souza Franco, da disciplina Zoologia de Invertebrados, acompanharam os alunos na coleta de invertebrados aquáticos no Rio Chopim.

As aulas de campo foram autorizadas por meio do Sistema de Autorização e Informação da Biodiversidade (Sisbio), com a anuência de Javert Prado Martins Filho, que disponibilizou sua propriedade para realização da pesquisa. Javert conta que após a criação do Refúgio muitos pesquisadores vem procurá-lo para fazer pesquisas no local, o que não ocorria anteriormente.

Coleta de vegetais para Sistemática.
Ao indagar a professora Berta por que ela se deslocava com os alunos de longe para fazer sua aula de campo, Javert recebeu a seguinte explicação: “O Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas possui uma das maiores áreas protegidas de Campos Naturais do estado do Paraná, é uma importante Unidade de Conservação para pesquisa e ensino. Na nossa região, de Realeza, há somente remanescente de floresta estacional e poucas araucárias”. Os indivíduos coletados serão identificados e a lista de espécies e o relatório, remetidos ao Refúgio. Essas pesquisas possibilitarão conhecer as espécies encontradas na região, embasando a gestão e o manejo da Unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário